Dandy Block, quando uma marca desperta consciências

Uma marca emergente de vestuário streetwear em Portugal. Inspirada na cultura de rua, marca pela simplicidade e ousadia.

Tudo começou há 6 anos. Na altura, MARCELO CUETTE, responsável da marca DANDY BLOCK, não tinha em si todas as certezas do mundo, mas sim algumas: era apaixonado por moda, design e Hip Hop, tinha ideias, sabia que para crescer profissionalmente teria de concretizar-se como empreendedor e tinha a consciência de que sempre foi diferente e havia de fazer diferente, com os seus valores.

Entre as certezas, a dúvida “será que sou capaz de levar para a frente uma marca minha sozinho?”, ecoava. Ao seu lado, o melhor amigo – Rui Baray, Ruca – tornou tudo possível. Foi nele que encontrou a confiança e a leveza necessária para abraçar um novo projeto, com cautela mas sem medo. No ADN da marca está sempre e para sempre o melhor amigo, que já não se encontra por perto fisicamente, mas que é a inspiração e a motivação para todos os saltos da marca.

“Decidi criar uma marca porque, de entre todos os trabalhos que tive, incluindo ser bailarino de Hip Hop durante 10 anos e ir a competições internacionais, o que sempre gostei foi isto: a moda. Ela esteve sempre presente em todas as áreas que quis abraçar: ia para a dança e vestia-me daquela maneira, ia para contextos diferentes e vestia-me em função dos meus gostos e da minha originalidade. E, para além de vestuário, queria continuar a representar uma cultura, a do Hip Hop. Tinha a certeza que tinha de criar algo”, explica Marcelo.

 

 

A Dandy Block é uma marca de streetwear com várias coleções promovidas que resulta das vivências, das motivações, da arte, da visão e das experiências do Marcelo, designer e modista, de 31 anos, que sempre teve como código postal de residência o 2625 – Póvoa de Santa Iria.

O facto de aqui ter crescido e de ainda hoje aqui viver tem muita (ou mesmo toda) a influência na marca. O orgulho com que fala das pessoas com quem aqui se cruzou, dos lugares que sempre frequentou e das histórias das quais fez parte, é evidente.

“Eu sempre estive ‘ligado à rua’, tanto à Póvoa como a Vialonga. O código postal 2625 é um número ‘sagrado’, que não pode ser alterado. Nesta linha da Azambuja, existe uma multiculturalidade que para mim representa algo de muito bom. Há uma troca de culturas que é enriquecedora para qualquer pessoa, seja ela de onde for. O meu grupo de amigos, por exemplo, tem origem em vários sítios distintos, significa que íamos beber de tudo um pouco. Acabei por viver muito a cultura da Guiné-Bissau, por exemplo. Para mim, é indiscutível o papel importantíssimo da Póvoa, Vialonga, Forte da Casa, na conceptualização da minha marca, na Dandy Block. “A Dandy Block representa a cultura de rua”, reforça.

 

 

A marca é uma homenagem às pessoas que cresceram com Marcelo e é, como define, “uma maneira de viver da Póvoa e Vialonga, através de uma matriz têxtil”.

O nome Dandy Block não significa nem pretende destacar o que poderia ser mais óbvio: o que os Dandy exteriorizavam no vestuário. Pretende, por outro lado, enaltecer o pensamento e a cultura de rua que os Dandy praticavam: “os Dandy eram pessoas que não eram necessariamente ricas, mas que se juntavam e falavam, discutiam ideias, abordavam assuntos e temáticas diversas, faziam brainstormings. Eram boémios e pensadores. Acabavam por ser o que hoje comparo a dois rapazes na rua a conversarem, a trocarem ideias, seja do que for. Eu fui buscar esse tipo de pensamento e este estilo, à cultura rua, para a marca.”

Para além disso, junta-se o “conhecimento” – palavra-chave na cultura do Hip Hop, como explica Marcelo.

Ou seja, a “Dandy Block” vive do pensamento e representa os Dandies da Rua, dos nossos tempos”, e através das roupas pretende transmitir mensagens, chamar a atenção para temas que considera serem relevantes, despertar consciências e fomentar o espírito crítico de cada um.

O slogan da marca é “We dont bizz the block||We Upgrade the block”. Marcelo pretende valorizar os bairros da Póvoa, as pessoas da Póvoa, assim como outros bairros e outras pessoas cheias de valor. As caras das produções da marca são exatamente esses bairros e essas pessoas.

Entre as coleções da marca – que contam com produtos como t-shirts, sweatshirts, calções de banho, chapéus -, destacam-se aquela em que utilizou o código postal 2625 e que, desta forma, pretendeu reforçar o orgulho de pertença à Póvoa, e a  “Destino”, a coleção em que foi à procura de selos PALOP dos anos 50, 60, 70, 80, e os estampou nas peças de roupa para valorizar as cartas trocadas entre familiares e amigos de emigrantes em Portugal.

A primeira, quase que gerou um movimento pela Póvoa: “as t-shirts com o 2625 esgotaram e havia sempre quem me pedisse mais uma. Dos mais pequenos aos mais velhos, havia quem quisesse, orgulhosamente, vestir-se de Póvoa de Santa Iria”.

 

 

As suas peças podem ser de diferentes tipos de texturas e tecidos, sempre com a certeza de que são fabricados em Portugal e com materiais de elevada qualidade.

O processo é todo acompanhado com exigência pela equipa, quer seja quando a fábrica está a desenvolver as peças, quer seja quando a estampagem é feita. Neste caso, por exemplo, a estampagem é feita pelos próprios, na loja.

Da Póvoa para o mundo, a Dandy Block já exporta para outros países e até continentes: EUA e Inglaterra, por exemplo, são dois mercados que procuram a marca.

As peças podem ser adquiridas de forma online, no site, ou na loja física, que se situa na Rua da República 48, perto da estação e do Passeio Ribeirinho.

A loja é também espaço de coworking para outros profissionais, sendo que as sinergias de cada um são aproveitadas para que todos possam partilhar conhecimentos e crescer profissionalmente. E, uma das formas que Marcelo encontrou para fazer com que mais dandies pensem em conjunto pelas ruas, fazendo jus ao conceito da sua marca, é a de ter parceiros para a conceção e promoção das coleções.  Wet Bed Gang, Phoenix, RDC, DJ Buruntuma, Dj Sadash, Midnight Madness ou BANTUMEN, são alguns dos parceiros com quem já trabalharam ou continuam a trabalhar,

Para além disso, o local é também um incentivo à criatividade: nele há espaço para sessões fotográficas e até concertos.

As novidades chegam quer seja através das coleções de vestuário, quer seja através do dinamismo das atividades que Marcelo promove no espaço.

O melhor mesmo é visitar e vivenciar o estilo e pensamento Dandy Block.

Onde encontrar o Dandy Block:
Loja: R. da República 48, 2625-141 Póvoa de Santa Iria
Site
E-mail
Facebook
Instagram

Partilhar
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

outros artigos

Bambo Origami Atelier Estética

Inspirado no Bambo, resiliente, detox, benefícios da Massagem Bambuterapia. Uma arte Japonesa focada na paixão, perícia e delicadeza.

Indie Campers, Caravanas

Sonhas viver numa autocaravana? Desejas viajar numa autocarana? Aqui encontra a solução ideal para si...

Ccake – Bolos Decorados

Bolos, cupcakes, bolachas, cake pops e muito mais... Muita cor para dar mais cor a qualquer festa.

Mercado do Levante

Há velhos hábitos que nunca se perdem. Um sorriso de quem vende as frutas e os legumes mais frescos logo pela manhã.

Mundo das Artes e Cores

Artes decorativas e retrosaria, cursos e aulas avulso para os mais exigentes. E ainda workshops para os curiosos.

Qbola

Coloridas, saborosas e caseiras. As bolas de Berlim mais divertidas da cidade.