Exposição “INQUIETAÇÃO”

Assim se designa a exposição de pintura da arquiteta e “artista autodidata”, Maria Papa, que pode ser vista na Galeria Municipal de Exposições Palácio Quinta da Piedade até ao dia 15 de janeiro de 2022.

“INQUIETAÇÃO”. Assim se designa a exposição de pintura da arquiteta e “artista autodidata” (como se define), Maria Papa, que pode ser vista na Galeria Municipal de Exposições Palácio Quinta da Piedade até ao dia 15 de janeiro.

A exposição dá a conhecer o trabalho dos últimos três anos da artista, através do qual Maria procura “confrontar o real estático com o abstrato agitado”.

Nas suas obras utiliza grafite, carvão, aguarela e acrílico, que se traduzem em diferentes combinações de linhas e manchas.

Para Maria, o desafio é “decompor a figura humana, sujar as mãos de carvão e, através de mínimas manchas, captar emoções mais fortes e intensas”.

Para melhor compreensão do que na exposição irá encontrar, a artista deixa um conselho “é preciso aproximar e abrandar o olhar”. Isto porque, como explica, “aquilo que à primeira vista parece sujo e sombrio acaba por esconder luz. A suavidade do carvão é sobreposta à dureza do acrílico e ambas conduzem a movimentos transcendentes”.

Esta é a terceira exposição individual da Maria Papa, 29 anos, residente na Póvoa de Santa Iria.

Partilhar
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

outras novidades

Grandes Caminhadas – Serras do Tejo

Uma grande caminhada ao longo de algumas serras com vistas abrangentes sobre o estuário do Tejo e as Lezírias, com subidas e trilhos bem ao gosto dos amantes de natureza.

Exposição “A Póvoa de D. Martinho”

Na sequência da extinção da Associação D. Martinho, associação cultural povoense que, durante mais de duas décadas, teve por objetivo aprofundar e divulgar o conhecimento dos valores identitários da cidade.

Caminhando nos Passadiços do Tejo

Com início junto a uma das maiores comunidades avieiras, que se fixaram junto ao Tejo, percorre o novo passadiço junto às margens do rio Tejo, permitindo usufruir de toda a zona envolvente.

Da Póvoa para a América para jogar futebol americano

A Póvoa de Santa Iria é uma cidade referência na área do desporto. A ideia é defendida pelo jovem Guilherme Eloy, 16 anos, que se tornou este mês no primeiro português a ser convidado para estudar e jogar futebol americano nos Estados Unidos.

Exposição “Barco Varino”

Recuperado em 1988 pela CMVFX e inaugurado como “Liberdade”, é umadas 7 embarcações do tipo existente no mundo, e única com bandeira azul.

Caminhando em Miradouros do Tejo

Caminhar numa zona bastante arborizada, com magníficas panorâmicas da Lezíria e do rio Tejo, passando por...

Tem memórias do local que gostaria de partilhar?

Partilhe connosco a sua história